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Ecodesign: 80% dos impactos ambientais são determinados na fase de projeto

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Entre as principais tendências adotadas por marcas de diversos segmentos e fabricantes de rótulos e embalagens, o ecodesign tem como propósito fazer com que o consumo deixe de ser uma ameaça à saúde global dos ecossistemas, permitindo que os resíduos façam parte da solução e não do problema, no que diz respeito aos descartes desenfreados, a consequente poluição e uso abusivo dos recursos naturais. De acordo com a Diretiva de Ecodesign da União Europeia, 80% dos impactos ambientais podem ser determinados na fase de projeto de um produto; o que deixa nítido que a sustentabilidade é uma questão de planejamento e escolha.  

No âmbito do ecodesign, entre seu legado e benefícios, vemos a criação de embalagens que não apenas entregue a proteção ao produto, mas sim como uma ferramenta de  abordagem sistêmica, que considera todo o ciclo de vida do produto. Utilizando menos materiais e energia, tecnologias que permitem e facilitem o processo de reuso e reciclagem, o uso de biomateriais e materiais compostáveis, entre outras ações  que maximizem a vida útil, evitem o desperdício e reduzam emissões de carbono. Trata-se de uma alternativa inovadora e inteligente, que tem permitido às marcas e seus fornecedores entreguem seus compromissos de sustentabilidade, em benefício do planeta e das futuras gerações.  

As contribuições dos rótulos e embalagens

Com o objetivo de tornar cada produto mais sustentável do que seu antecessor, levando em consideração todo seu ciclo de existência, empresas como a Avery Dennison – líder mundial em ciência de materiais – seguem trabalhando em inovações que contribuem para um mundo mais sustentável. 

“A cada nova embalagem desenvolvida, existe uma janela de oportunidade para evoluir em um item que traga mais em termos de sustentabilidade . Mas para que ela aconteça de verdade é preciso que toda a cadeia esteja envolvida. Por isso, além de utilizarmos matérias-primas de origem certificada para produzir o substrato dos rótulos autoadesivos, contamos com um amplo portfólio de rótulos que utilizam menos materiais, que poupam recursos, que reaproveitam itens recicláveis e promovam uma real economia circular de ponta a ponta”, destaca Keyse Ramalho Marques, gerente de desenvolvimento de novos negócios da Avery Dennison.

Impulsionando a criação de embalagens que aliem a conservação dos produtos em suas características originais – de cor, sabor, aroma, entre outras propriedades – ao apelo visual e tátil sob os pilares da sustentabilidade, as contribuições da Avery Dennison ao segmento traduzem-se em rótulos como os do rico portfólio de rótulos autoadesivos Sustainable Advantage. 

Entre as linhas de produtos do portfólio, destacam-se a tecnologia CleanFlake, que facilita o processo de reciclagem de frascos PET sem contaminação, eliminando a etiqueta sem deixar resíduos na embalagem, e também o liner r-Pet, lançado em 2020, que contém 30% de material reciclado, proveniente de garrafas pet, fornecido em todos os produtos laminados localmente no Brasil. 

Outra inovação do Sustainable Advantage da Avery Dennison é a linha rCrush, com rótulos feitos parcialmente de frutas e grãos (15% de resíduos da indústria que utiliza cevada, uva ou frutas cítricas) e 40% de papel reciclado pós-consumo; e o Marble Base, frontal de PE impermeável fosco, feito de 80% de carbonato de cálcio derivado de resíduos de mineração de mármore e HDPE, com Certificação Cradle to Cradle. Entre os rótulos produzidos com frontal papel, todas as soluções da Avery Dennison contam com a Certificação FSC®, que assegura a utilização de fibras de papel de origem responsável.

“O futuro depende do que fazemos hoje. Para apoiar nossos clientes e comunidades, estamos usando os princípios do ecodesign para orientar o desenvolvimento de cada novo produto e nos ajudar a tornar cada um deles mais sustentável de maneira social e não apenas visual. Embora exija esforço e pesquisa intensos, acreditamos que esse processo traz benefícios que experimentaremos nos próximos anos, tanto como empresa, quanto como cidadãos do mundo”, conclui Keyse.

Economia Circular

Diante da preocupação com o descarte e gestão dos resíduos gerados, os aportes em inovação para o desenvolvimento das soluções sustentáveis permitiram que a Avery Dennison criasse um sistema de conexão na cadeia para aumentar o volume de resíduos reciclados. Por meio do programa AD Circular, tem sido possível repensar o descarte e removê-los de aterros para, assim, dar uma nova vida a esses materiais. 

O programa faz parte dos compromissos de sustentabilidade da companhia e suas metas traçadas para 2030: assegurar que suas operações sejam 95% livres de aterros, 80% dos resíduos sejam reutilizados e, até 2025, que 70% de toda a cadeia tenha acesso à reciclagem. 

Sobre a Avery Dennison

Avery Dennison (NYSE: AVY) é uma empresa global de ciência em materiais, especializada em design e produção de uma grande variedade de materiais para rotulagem e funcionais. Os produtos da empresa são usados por grande parte das indústrias e incluem materiais autoadesivos, sensíveis à pressão, para rotulagem e aplicações para comunicação visual; fitas e outras soluções para aplicações industriais, médicas e varejo; etiquetas, rótulos e adereços para vestuário; além de soluções de identificação por radiofrequência (RFID) para mercado varejo e outros. A empresa emprega aproximadamente 35.000 funcionários em mais de 50 países. As vendas reportadas em 2021 foram de 8,4 bilhões de dólares americanos. Saiba mais em www.averydennison.com

*As informações contidas nessa publicação não representam necessariamente as opiniões desse portal.