Grande SP News

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Juridico sem gravata

Jurídico Sem Gravata comenta projeto que prevê linguagem coloquial em peças jurídicas

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin

Deputado quer obrigar juízes a usar linguagem coloquial em decisões. Grupo de advogados do Jurídico Sem Gravata comenta projeto.

Decisões jurídicas de difícil compreensão ao cidadão comum, textos confusos e vocabulário rebuscado. Quem nunca se confundiu com o famoso “juridiquês” das peças judiciais? Para amenizar esse problema um projeto de lei que tramita na Câmara dos Deputados quer obrigar juízes a escreverem em “linguagem coloquial” os dispositivos das sentenças proferidas em processos que tiverem pessoas físicas como uma das partes.

O autor da proposta é o deputado o deputado Paulo Bengtson (PTB-PA) que argumenta que “quando a pessoa tem a sentença em mãos, não sabe se ganhou ou perdeu porque a linguagem é tão técnica que a maioria da população tem o desconhecimento do que o juiz escreve”, argumenta.

Na prática, o Projeto de Lei 3326/2021 altera o artigo 489, do Código de Processo Civil (CPC), que dispõe sobre os elementos que devem compor uma sentença, com a inclusão de três parágrafos.

O primeiro deles considera essencial a “reprodução do dispositivo da sentença em linguagem coloquial, sem a utilização de termos exclusivos da linguagem técnico-jurídica e acrescida das considerações que a autoridade judicial entender necessárias, de modo que a prestação jurisdicional possa ser plenamente compreendida por qualquer pessoa do povo”. Essa mudança é limitada, por outro parágrafo, somente aos processos que envolvem pessoas físicas como uma das partes.

A outra mudança proposta é a obrigação de tradução de termos estrangeiros nas sentenças, exceto quando se trate de texto ou expressão já integrados à técnica jurídica.

Médico veterinário, o deputado acredita que teve a ideia após ser procurado por pessoas que não entendiam o que diziam as sentenças recebidas, sobretudo na Justiça do Trabalho. O projeto atualmente aguarda relator para ser analisado pela Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Câmara dos Deputados. Ele tramita em caráter conclusivo, o que dispensa apreciação pelo plenário da Casa, necessitando apenas do aval das comissões para seguir ao Senado e eventualmente sanção.

Projeto pode democratizar a informação

A executiva jurídica e co-fundadora do Jurídico Sem Gravata (JSG), Amira Chammas, destaca que a associação defende a quebra das barreiras formais do mundo jurídico, focando cada vez mais na atualização do profissional para o mercado altamente competitivo nos dias de hoje. “O que observamos é que o advogado se prendeu aos ritos e aspectos formais ao longo da história e não acompanhou a evolução do mundo corporativo. Hoje uma comunicação eficaz, conhecimentos de gestão e tecnologia são mais relevantes do que no passado”, avalia Amira.

Amira Chammas
Amira Chammas, executiva jurídica e co-fundadora do Jurídico Sem Gravata (JSG)

Outro ponto relevante diz respeito à democratização das informações, que pode ajudar com que a parte interessada em assuntos jurídicos tenha conhecimento pleno dos termos e condições tratados em cada ação, procedimento, contrato etc. Luciano Malara, também co-fundador do JSG, comenta que “realmente é muito importante que a mensagem seja clara, objetiva para todos os públicos. Isso não exclui termos característicos da profissão, mas demonstra um caminho para a difusão do conhecimento jurídico, além de trazer transparência em todas as atividades desenvolvidas”, complementa Malara. 

Sobre o Jurídico Sem Gravata

O Jurídico Sem Gravata (JSG) é um grupo que foi iniciado por Executivos e Executivas de Departamentos Jurídicos que hoje também conta com o apoio de advogados e advogadas de escritórios. Possui uma visão empresarial moderna, informal, econômica e estratégica na sua forma de atuar, dentro e fora do mundo corporativo.

O JSG busca integrar advogados de forma democrática, participativa, incentivando networking, parceiras e muita troca de conhecimento, sempre com uma visão dinâmica do direito e com foco em apoiar os clientes e seus negócios. 

Mais Lidos

Novidades

Share on facebook
Facebook
Share on pinterest
Pinterest
Share on linkedin
LinkedIn

Grande SP News