Grande SP News

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin

Projeto incentiva ações ambientais em Conselheiro Lafaiete

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin

A Una Lafaiete, que faz parte do Ecossistema Ânima, a Companhia de Saneamento de Minas Gerais (COPASA) e a Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Minas Gerais (EMATER) se uniram em um projeto chamado “Água também se planta”. O projeto está promovendo palestras e oficinas gratuitas sobre conservação ambiental, ministradas por profissionais e especialistas do meio ambiente, de abril a junho, em Conselheiro Lafaiete.

O principal objetivo do projeto é disseminar a importância da conservação ambiental, incentivar a preservação dos recursos hídricos juntamente com a sociedade civil e colaborar com o crescimento de produtores locais, garantindo o bem-estar e a sustentabilidade da região. O projeto conta com o apoio de instituições públicas e privadas, como Consórcio Público de Resíduos Sólidos (Ecotres), Sistema de Crédito Cooperativo (Sicredi), Ministério Público, Ecovia e Departamento Municipal de Meio Ambiente da Prefeitura de Conselheiro Lafaiete.

O projeto foi lançado em março, em homenagem ao Dia Mundial da Água, juntamente com o Fórum Municipal Lixo e Cidadania. O fórum é um espaço democrático para discutir a gestão e o manejo dos resíduos sólidos do território para a construção sustentável, além de dar apoio para a estruturação das Associações de Catadores de Materiais Recicláveis em Lafaiete.

Várias autoridades estiveram presentes no lançamento, incluindo o diretor da Una – campus Lafaiete, Vinícius Vieira Costa; o Promotor de Justiça, Dr. Glauco Peregrino; o Promotor de Justiça e coordenador da Coordenadoria De Inclusão e Mobilização Sociais (Cimos), Dr. Gabriel Pereira de Mendonça; o gerente regional da Copasa em Conselheiro Lafaiete, Alexandre Roberto Silva; o representante da Unidade de Serviços de Controle Ambiental da Copasa (Usca) e coordenador do Pró-Mananciais, Givanildo de Almeida Cruz; o gerente regional da EMATER, Vitório Alves Freitas; o coordenador regional da EMATER, Wagner Fani; e a Diretora do Departamento Municipal de Meio Ambiente, Paula Tamires.

Programação

26 de abril, das 19h às 21h

“TEVAP – Tratamento ecológico de esgoto”, com Fernanda Janes F. Teixeira (COPASA).

10 de maio, das 19h às 21h

“Aproveitamento de esterco nas propriedades rurais – Esterquia”, com Tadeu Melo (EMATER).

13 de maio, das 9h às 11h

“Legislação e Licenciamento Ambiental”, com Elidiane Vasconcelos (Una).

17 de maio, das 19h às 21h

“Agrofloresta (teórico)”, com Robson Ribeiro (COPASA).

20 de maio, das 9h às 12h

 “Agrofloresta (prático)”, com Robson Ribeiro (COPASA).

27 de maio, das 9h às 12h

“Contabilidade empresarial: Gestão e sustentabilidade”, com Sérgio Moreira (Una).

04 de junho, durante todo o dia

Festival Gastronômico – Etapa Regional, no Parque de Exposição.

Crédito Imagem: lifeforstock no Freepik

Mais Lidos

Novidades

Share on facebook
Facebook
Share on pinterest
Pinterest
Share on linkedin
LinkedIn

Grande SP News