Grande SP News

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin

São Paulo registra recorde histórico na abertura de empresas

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin

O estado de São Paulo registrou um recorde histórico na abertura de empresas em 2024. De acordo com a Junta Comercial do Estado de São Paulo (Jucesp), vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Econômico (SDE), mais de 340 mil empresas foram constituídas entre janeiro e novembro, representando um crescimento de 10,7% em relação ao mesmo período de 2023, que contabilizou pouco mais de 307 mil constituições.

No acumulado de 2023 e 2024, o estado ultrapassou 647 mil novas empresas, com uma média impressionante de cerca de mil novos negócios abertos por dia, consolidando sua liderança no cenário nacional de empreendedorismo.

Este avanço no setor é fruto do esforço do Governo de São Paulo em melhorar o ambiente de negócios e fortalecer a parceria com a iniciativa privada, por meio de diretrizes do plano “SP na Direção Certa”, que reúne ações para modernizar a máquina pública, dar mais eficiência aos gastos e melhorar a capacidade de investimento do Estado.

Um destaque positivo é o saldo líquido de empresas, que considera aberturas e fechamentos. De janeiro a novembro de 2024, o saldo ficou em 205 mil empreendimentos, aumento de 23% em comparação ao mesmo período de 2023, quando o saldo líquido acumulado foi de pouco mais de 166 mil empresas.

O cenário reflete a confiança de empreendedores no ambiente de negócios em São Paulo, bem como as ações da SDE para impulsionar a geração de novas empresas, empregos e renda no estado. O secretário de Desenvolvimento Econômico, Jorge Lima, afirmou: “São Paulo tem um potencial enorme para atrair novas empresas por vários motivos: boa logística, mercado consumidor potente, ambiente de negócios favorável, entre outros. Queremos desburocratizar cada vez mais este processo, como determina o governador Tarcísio de Freitas, para que os empreendedores possam crescer e contribuir na geração de renda e emprego, movimentando nossa economia”.

Atualmente, há mais de 6 milhões de empresas ativas em São Paulo, quase o triplo em relação ao segundo lugar no ranking nacional.

Este recorde na abertura de empresas em São Paulo destaca o dinamismo e a resiliência econômica do estado. Com políticas públicas eficazes, infraestrutura robusta e um mercado consumidor crescente, São Paulo consolida sua posição como líder nacional em empreendedorismo.