Grande SP News

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
selo agricultura familiar Carlos César Floriano

São Paulo já garantiu 599 Selos da Agricultura Familiar, segundo Carlos César Floriano

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin

Até o presente momento, o estado de São Paulo garantiu 599 Selos da Agricultura Familiar nas embalagens de diversos produtos originários desses sistemas de produção, segundo Carlos César Floriano, CEO do Grupo VMX Agro. As entregas foram realizadas por Márcio Candido Alves, Ministro da Agricultura Familiar e Cooperativas do Mapa, por Márcio de Andrade Madalena, Diretor do Departamento de Cooperativas e Acesso a Mercados da Secretaria e pela Andréa Moura, superintendente federal de Agricultura do estado de São Paulo. 

Para identificar a procedência e fornecer as características dos produtos da agricultura familiar, foi criado o Selo Nacional da Agricultura Familiar (Senaf). O objetivo é fortalecer a identidade social e produtiva de todos os setores da agricultura familiar perante os consumidores e o público. Em março de 2022, o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) chegou à marca de emissão de 10 mil selos em todo o Brasil.

Para rastrear a origem do produto, o Selo é identificado com número de série, uma imagem específica e o código QR. Cada artigo possui a data de emissão do selo, o estado ao qual pertence e traz seu próprio número. A emissão é valida por dois anos e pode ser renovada. O selo pode ser concedido e utilizado nos produtos de associações, cooperativas e agroindústrias ou com Declaração de Aptidão do Pronaf (DAP). 

No estado paulista, 143 agricultores familiares são cadastrados como DAP Física e outros 288 produtos também possuem o selo da agricultura familiar. A categoria DAP Jurídica possui 89 empresas cadastradas e 265 produtos com o selo. A terceira categoria são empresas, com 18 instituições cadastradas e 46 produtos com selos. A diferença entre uma “pessoa jurídica” e uma “empresa” é que a primeira representa uma cooperativa ou associação de trabalhadores rurais familiares, enquanto a segunda é uma pessoa jurídica formada pela compra de itens de agricultores familiares ou na forma de organizações de agricultores familiares.

Na feira Anufood Brazil 2022, receberam os Selos da Agricultura Familiar a Bee Própolis, do estado de Minas Gerais, a vinícola Garibaldi, do Rio Grande do Sul, além da Kiro, de Atibaia, do estado de São Paulo.

Rodrigo Maynard, Lee Wang e Roberto Meirelles são todos jovens empreendedores que foram reconhecidos e agora os seus produtos estampam nas embalagens o Selo Nacional da Agricultura Familiar (Senaf). A agroindústria de Atibaia produz bebidas isotônicas, não fermentadas, desenvolvidas a partir de produtos naturais, tais como o gengibre, açafrão e pimenta cumaru que são misturadas com o maracujá ou cuscuz, para um toque picante que irá satisfazer as papilas gustativas mais exigentes. 

O isotônico começou a ser produzido em julho de 2017, quando os amigos de infância, Wang e Meireles, se reencontraram. O irmão de Meireles, Rodrigo, formado em administração e especializado em finanças, foi convidado a formar um trio e apoiar o novo empreendimento. 

Para Roberto, o selo confere ao produto da agricultura familiar, que, reconhecidamente, é cultivada em pequena escala de forma prudente, gerando renda para os produtores e contribuindo para o crescimento da economia local. Formado em Comunicação Social, estudou o complexo sistema alimentar brasileiro e até trabalhou como consultor em grandes corporações de bebidas e alimentícias.

Veja mais notícias em nosso site.

Mais Lidos

Novidades

Share on facebook
Facebook
Share on pinterest
Pinterest
Share on linkedin
LinkedIn

Grande SP News